quinta-feira, 5 de agosto de 2010




textos“Sou maluco para te amar
e louco para te salvar"

Profeta Gentileza (José Datrino, 11/04/1917-29/05/1996)




Se dizia “amansador dos burros homens da cidade
que não tinham esclarecimento







Por volta dos doze anos de idade, José Datrino, passou a ter premonições sobre sua missão na terra, onde acreditava que um dia, depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol de sua missão.

No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, quando tinha 44 anos, houve um grande incêndio no circo”Gran Circus Norte-Americano“, o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alucinado ouvindo “vozes astrais“, segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro longos anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras “Agradecido” e “Gentileza”. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar “José Agradecido“, ou simplesmente “Profeta Gentileza”.

Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - “Sou maluco para te amar e louco para te salvar“.

Os murais

A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização. Durante a Eco-92, o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e incitava-os a viverem a Gentileza e a aplicarem Gentileza em toda a Terra.

Trechos do texto e foto do Museu Virtual Gentileza





“GENTILEZA”
A razão da música de Marisa Monte

Marisa Monte levou Carlinhos Brow para conhecer os ensinamentos do Profeta e lá chegando viu tudo pintado. Daí surgiu a música "Gentileza": "...Apagaram tudo, pintaram tudo de cinza...".
Graças a intervenção do professor Leonardo Guelman, da Universidade Federal Fluminense, foi realizada a restauração dos escritos nas próprias pilastras através do projeto Rio com Gentileza (1999 a 2000).

4 comentários:

  1. Olá,Flor!
    Adorei conhecer a história do Profeta Gentileza.É mole?Morando no Rio desde sempre e nem eu sabia dessa história toda.Bom,aqui o "sr. Gentileza" e os seus murais são super respeitados.Passo por essas pilastras pintadas com os dizeres do Gentileza quase todos os dias.Eu acho que ele ainda não teve o seu devido reconhecimento pelos seus feitos nem pelo povo daqui e tão pouco pelos nossos governantes.A boa notícia é que,engatinhando,as pessoas estão tomando mais ciência de quem foi:José Datrino!Tenho observado as pessoas se tocarem de suas mensagens e as absorvendo para si.Assim como foi o seu real intuito.

    Bjinhos


    Até.

    "GENTILEZA SE PAGA COM GENTILEZA"

    ResponderExcluir
  2. Clarice fikei até emocionada com o seu comentario!Isso mesmo minha querida se todos olharem os ensinamentos desse profeta Gentileza consiguiremos mudar esse mundo louco!

    beijokas Linda menina :)

    te cuida

    "GENTILEZA SE PAGA COM GENTILEZA"

    ResponderExcluir
  3. caara mto bom o seu texto!!
    sucesso
    http://naosentindo.blogspot.com

    ResponderExcluir