sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Vítimas da beleza

Vivemos em uma sociedade onde o padrão de beleza imposto pela mídia é inatingível, causando assim distúrbios psicológicos e transtornos alimentares, além de tornar as pessoas cada vez mais consumistas. O excesso de preocupação com a beleza muitas vezes é desnecessário, umas vez que o conceito de beleza é relativo. As regras que a mídia impõe sobre as pessoas em relação ao que é bonito e feio, ditando que as mulheres, em especial, devem ser altas, magras, com uma pele maravilhosa, podem causar distúrbios psicológicos. Uma pessoa pode sentir sua auto-estima despencar caso não tenha o corpo do artista famoso ou da modelo. Surgem sentimentos como frustração, medo, angústia e insegurança, que levam à depressão. Outro problema são os distúrbios alimentares que ocorrem em função da imagem do corpo perfeito promovida pelos meios de comunicação de massa. É cada vez maior a procura por academias e clínicas de estética. Essa busca incessante pelo ideal de perfeição torna cada vez mais comuns doenças como anorexia, bulimia e vigorexia. O consumismo exagerado é outra conseqüência da ditadura da beleza. Ao mesmo tempo em que a mídia mostra corpos considerados perfeitos, a publicidade tenta vender produtos para tratamento estético. Tudo isso é uma jogada comercial para nos tornar cada vez mais consumistas. Diante do que foi dito, não devemos querer nos enquadrar em modelos já estabelecidos, pois a beleza está nos olhos de quem vê. Não é uma ciência exata como, por exemplo, a matemática, em que dois mais dois é igual a quatro e não há questionamentos. Ao contrário, o conceito de beleza é subjetivo e são as imperfeições que formam a perfeição relativa.

Flor Tulipa


2 comentários:

  1. Amiga , é o mal do seculo isso ... a busca pela beleza perfeita .. dentro dos padroes estabelecido por uma sociedade pre conceituosa..
    ja tive problemas com iso pq fui uma criança , gordinha, uma adolescente gordinha, muitos riam de mim ... minnha auto estima era baixa ... depois cresci e emagreci .. as pessoas continuaram falando ... essa menina ta magra demais ....decufir ñ importar mais com padrões , sim me aceitar como sou , linda ...
    bjoz minnha flor ...

    ResponderExcluir
  2. To te seguindo. Da uma olhada no meu blog e segue tb :)
    Sabe,concordo que beleza ta nos olhos de qm ve. Gostei de vc. E sobre outro poster seu..AMO MUSICA.!

    ResponderExcluir