quinta-feira, 19 de agosto de 2010








Dança de Salão
A dança de salão tem origem nos bailes da nobreza européia, especialmente a valsa, dançada em casais, o que era um avanço comportamental em sua época.
A forma de dança em casal como mero entretenimento e realizada em ambiente fechado (salões) foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas onde deu origem às muitas variedades a medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como salsa, bolero, rumba etc, e até mesmo o swing americano, que ainda hoje é preservado na sua forma original por grupos de dançarinos nos Estados Unidos e Europa. O Swing iniciou com o "Lindy Hop", que mais tarde se desdobrou como "West Coast Swing" e "East Coast Swing". Existe uma versão brasileira mais assemelhada ao "East Coast Swing" denominada Soltinho.
A dança de salão pode ser vista como uma fonte de preservação de características culturais populares, pelo que, fica o alerta para que não se a menospreze como mero entretenimento, apesar de poder sê-lo e de alta qualidade. Tem-se cristalizado no Brasil a diferenciação entre dança de salão e dança de competição, o ballroom, muito em voga na Europa mas pouco conhecido no Brasil.
As danças de salão de competição ballroom são 10, cinco clássicas e 5 latinas:
No Brasil, sete ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: Bolero, Soltinho, Samba, Forró, Lambada/Zouk, Salsa e Tango.


7 comentários:

  1. Po, que bacana poder ler sobre isso aqui no seu blog. Nunca tive contato com a prática da dança de salão, apesar de admirar bastante.

    www.catarseonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adilson é muito bom mesmo!vc precisa sentir o prazer que a dança lhe concede...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. E dificil encontrar qualquer coisa sobre dança, adorei saber sobre isso!
    Parabens pelo blog....bjo

    ResponderExcluir
  4. Pq escreveu sobre isso??

    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Dih obrigada!Volte sempre :)
    _______________________________
    Evelin eu amo a dança,estou fazendo dança de salão a 3mês e a cada dia me apaixono muito mas ;)

    bjs linda

    ResponderExcluir
  6. passa lá dar um pitaco, nom gosto de dançar, hehehehehe http://desenhosehqsdiegoa.blogspot.com/

    AbraxX!

    ResponderExcluir